terça-feira, 30 de outubro de 2007

WORKSHOP DE MÁSCARAS

Para enfrentar o mau tempo com boa cara!

2 comentários:

alexandrecastro disse...

olá locas. gosto do trocadilho "máscaras e e boa cara...!bj

Isabel Victor disse...

Fantástico este sítio virtual dedicado à Arte & Património.
Só agora o descobri seguindo um justo comentário que deixou nas páginas do "Caderno de Campo" sobre o abandono do património no interior do país, a falta de inventários sistemáticos e a realização de exposições de temática patrimonial, alusivas.

Concordo. O que afirma é irrefutável. Torna-se urgente implementar políticas de estudo e defesa dos patrimónios históricos, artísticos e memórias(materiais e imateriais), envolvendo as várias tutelas, que passem pela formação das pessoas (das comunidades respectivas) que tenham interesses nestes domínios, no sentido de as implicar na defesa, conservação e divulgação dos bens patrimoniais que fazem parte da própria identidade . Seria uma forma util de fixar as pessoas, criar postos de trabalho e valorizar os territórios do interior em diálogo (rede)com outras rotas nacionais e internacionais (ibéricas e outras). Exemplo : o caso do azulejo que permite uma viagem de mais de cinco séculos pelo Norte de África, Espanha,Brasil, Portugal, etc.
_______
Ao nível do património ligado à tradição culinária é um mundo vasto e riquíssimo - Ex : a rota dos queijos curados com cardo natural (são um mundo de estórias, representações, gostos, saberes, economias, ambiente, arte, artesanato, etc !)
_________
Enfim ... apenas dois dos muitos exemplos que geram trabalho, riqueza e desenvolvimento, num país com uma longa história e patrimónios únicos.
_______
Abraço e bom trabalho

Isabel Victor